Vidros Temperados



O vidro temperado é obtido pela transformação do vidro comum em um vidro no mínimo 5 vezes mais resistente a impactos e também às diferenças de temperatura. Fabricado em um forno de têmpera horizontal, o que há de mais moderno, não deixa marcas de inças nem manchas ou malhas na superfície dos vidros. Com esta inovação tecnológica é possível produzir vidros temperados em grandes chapas de pequenas espessuras.
O vidro temperado pode ser temperado a partir de 04mm a 19mm  no tamanho de 2,40 a 4,20 metros. Atenção depois de temperado o vidro não pode ser cortado ou furado.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS» Resistência ao choque térmico: as diferenças de temperatura entre dois pontos em um mesmo vidro provocam sobre ele tensões que podem ocasionar a chamada “quebra térmica”. Quando essa diferença é maior que 25° C, torna-se necessário temperá-lo e, para isso, o vidro deve ter um bom corte e boa lapidação. A têmpera permite ao vidro suportar diferenças de temperatura de até 200° C. Esta característica é ainda mais importante no caso dos vidros coloridos, cujos coeficientes de abrasão energética são mais elevados.

» Resistência à flexão: um vidro submetido à flexão apresenta uma face em compressão e a outra em tração. Por exemplo, uma chapa de vidro temperado, com medidas de 1000 x 300 mm e 6 mm de espessura, colocada sobre dois apoios distantes entre si 700 mm, suporta uma carga de 170 Kg, com uma flecha de 69 mm, sem risco de rompimento ou deformação.

» Resistência à flambagem: a mesma chapa, submetida a uma carga axial permanente, suporta até 1.000 Kg com uma flecha de 35 mm.